18.11.09

Maria do Céu da Conceição

A portuguesa Maria do Céu da Conceição, fundadora de uma instituição de assistência social no Bangladesh, venceu o prémio Mulher do Ano, nos Emirados Árabes Unidos, que foi atribuído hoje no Dubai.
Quando soube que ia ser nomeada, Maria do Céu disse que "ia ser bom participar e, se ganhasse esse prémio, seria óptimo para a instituição, iria aumentar a auto-estima das crianças e das pessoas com quem trabalho e é um prémio também para os patrocinadores com quem trabalho há quatro anos", declarou a assistente de bordo da Emirates Airlines e residente no Dubai.
Participaram cerca de 400 pessoas no evento e, entre estas pessoas, poderão estar potenciais patrocinadores para o futuro e é claro que estes gostariam de estar associados à Mulher do Ano", acrescentou.
Maria da Conceição fundou "The Dhaka Project" em 2005, depois de uma viagem de trabalho ao Bangladesh, na qual foi confrontada com a imensa pobreza da população daquele país.
"The Dhaka Project" é um projecto comunitário que visa quebrar o ciclo de pobreza nos bairros de lata de Dhaka, região no Bangladesh, concentrando-se em dar aptidões aos adultos enquanto tira as suas crianças das ruas e fábricas de tecidos para lhe dar educação a tempo inteiro.
A saúde e a educação são as principais prioridades desta instituição de assistência social.
Foram criadas pelo "The Dhaka Project" uma creche, uma pré-escola e uma escola primária com biblioteca, que é utilizada pelos adultos à noite em cursos de cultura geral, higiene e planeamento familiar.
A instituição toma conta de 30 crianças na creche, 30 na pré-escola e 145 na escola primária e mais 500 crianças distribuídas por três escolas locais.
Além da educação, também fornece a estas crianças duas refeições por dia, cuidados médicos e dentários, e uniformes escolares.
O projecto também paga propinas a mais 500 crianças que frequentam as escolas nas proximidades de Dhaka.
Segundo dados da própria instituição, desde a sua fundação, 44 famílias fizeram a transição dos bairros de lata de Dhaka para alojamento estável e outras 605 famílias estão a receber apoio em roupas e assistência médica.




via i