17.9.10

Memorial pela deportação de judeus

Entre Setembro de 1943 e Fevereiro de 1944 em Borgo San Dalmazzo foram deportados para Auschwitz e Mathausen um total de 355 judeus dos quais apenas 20 sobreviveram.
Em 1980, a cidade de Borgo San Dalmazzo comprou três dos vagões originais utilizados para o transporte de prisioneiros e colocou-os sobre carris em desuso. Junto foi erguido um painel de madeira com os nomes dos deportados para marcar o acontecimento.
Graças à criação do projecto INTERREG “I Sentieri Della Memoria”, cujo objetivo é narrar a história através dos lugares históricos, a ideia de construir um memorial permanente ao lado da estação tornou-se realidade.
A base do memorial é uma laje de betão ligeiramente levantada do chão como se fosse a plataforma para os vagões. A plataforma está cercada por rochas de diferentes tamanhos.
Na plataforma, os nomes dos 20 sobreviventes estão escritas em letras tridimensionais em aço corten, enquanto no chão, 350 placas lembram os deportados que não retornaram dos campos de concentração.




Estúdio de arquitetura Kuadra