28.5.08

Cuba para todos

Yoani Sánchez de 32 anos, mãe de um rapaz de 12 anos é formada pela Faculdade de Artes e Letras de Havana, com especialização em filologia hispânica e literatura latino-americana. É a autora do popular blog Generación Y, uma homenagem aos cubanos nascidos entre as décadas de 60 e 70 e registados com nomes de influência russa: Yoandri, Yusimí, Yuniesky, Yanisleidi. O blog mais conhecido de Cuba, dentro e fora, estreou-se em Abril do ano passado e em Março deste ano, atraia 4 milhões de visitantes. A sua coragem valeu-lhe um dos maiores prémios do jornalismo em língua espanhola, o Ortega y Gasset, concedido pelo jornal El País, na categoria de Jornalismo Digita. No entanto, o governo cubano impediu-a de receber o prémio. Este ano a revista Time considerou-a uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e sobre isso, colocou um post no blog com a seguinte mensagem, datada do dia 3 de Maio
Junto a noventa y nueve famosos me ha puesto la revista Time en su lista de personas influyentes del 2008. A mí, que nunca me he subido a un escenario, ni a una tribuna y que mis propios vecinos no saben si “Yoani” se escribe con “h” intermedia o con “s” final. Para más sorpresa estoy en el acápite de “Héroes y pioneros”, aunque preferiría la simple categoría de “ciudadano”.De los innumerables caminos para llegar a ese célebre listado, creo haber transitado –a pie- por el más inusual. Ese que no va apuntalado con poder económico, carisma ante las cámaras, control político o ascendencia religiosa. Sencillamente me dediqué a contar mi realidad desde el distorsionado foco de las emociones y las interrogantes. Llegué a creerme que la voz de un individuo puede empujar los muros, oponerse a las consignas y desteñir los mitos. Ahora la vanidad solo me alcanza para imaginar que los otros inscritos se estarán preguntando “¿quién es esa desconocida blogger cubana que nos acompaña?

Para fazer as actualizações no blog, Yoani Sánchez redige em casa as crónicas e os comentários pelo menos duas vezes por semana, depois munida de uma pen drive veste-se de turista para entrar nos hotéis de Havana e colocar posts no blog. Na portaria, cumprimenta o porteiro em alemão e em poucos minutos descarrega na internet o material contido na pen. Ela faz parte de uma juventude pós-Castrista, uma juventude que deposita os seus desejos e esperanças no período que está para vir. E que agora, sabem virá.