13.4.07

Yves Saint Laurent



"A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui."

Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent nasceu em Orã, na Argélia, no dia 1º de agosto de 1936. O seu interesse pelas artes em geral depressa o fizeram entrar no mundo da moda e em 1954 chega a Paris e começa a frequentar a École de la Chambre Syndicate de la Haute Couture. Impressionou Christian Dior ao apresentar um vestido de noite num concurso internacional, e logo foi contratado para assistente.
A morte de Dior em 1957, converteu Saint Laurent no novo estilista da casa e lançou a sua primeira colecção em 1958, que consistia em vestidos de trapézio, saias em evasé e ombros curtos – um sucesso na altura e o prémio Neiman Marcus.
Em 1961, e depois de servir na guerra da Argélia, decide iniciar a sua marca com ajuda de Pierre Bergé, amigo e companheiro até os dias de hoje. A 29 de Janeiro de 1962 apresenta a sua primeira colecção com a sigla YSL. Em 1965 une a moda com a arte e cria os vestidos em forma de tubo inspirados no trabalho do Neoplasticismo de Piet Mondrian e que se tornariam ícones da moda. Em 1966 e na companhia da sua amiga e musa, Catherine Deneuve, abre a primeira loja na margem esquerda do Sena para a linha de prêt-à-porter de luxo, a YSL Rive Gauche. É neste ano que apresenta o smoking feminino, marca registada e um claro sinal de mudança na forma de vestir dali por diante, se Chanel libertou as mulheres foi Saint Laurent que lhes deu poder. Em 1969 abre a primeira loja para homem em Paris e veste Catherine Deneuve no filme de de François Truffaut “ A sereia do Mississipi”, . Em 1971, com uma colecção inspirada nos anos 40, apresenta vestidos com as costas despidas e posa nu para o fotografo Jeanloup Sieff para o lançamento do seu perfume masculino. O seu perfume “Opium” é lançado em 1977 de baixo de muita controvérsia pela referencia à droga. Em 1982, o recebe o galardão internacional do CFDA (Council of Fashion Designers of America) e, em 1983, comemora 25 anos de criação com uma exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York, sob a curadoria da lendária editora da Vogue, Diana Vreeland (1903-1989). Nesse mesmo ano, lança o perfume "Paris". Em 1985 é condecorado pelo presidente francês François Miterrand com a legião de honra. Ganha nesse mesmo ano o oscar da Moda. No ano seguinte apresenta no Louvre de Paris uma exposição com as suas colecções. Em 1999 a marca é comprada pelo grupo Pinault-Printemps-Redoute que detém também a italiana Gucci, por valores de perto de um bilião de dólares. A partir de 2000 e com a demissão do estilista protegido de Saint Laurent, Alber Elbaz, passou a ser Tom Ford a assinar as colecções de prêt-à-porter e a Saint Laurent Ficava unicamente atribuído, por contrato, duas colecções de alta-costura até ao ano de 2006. No dia 7 de Janeiro de 2002 perante uma conferencia de imprensa anuncia a sua despedida do mundo da moda. A 22 de Janeiro de 2002, no Centre Georges Pompidou, em Paris, aconteceu o último desfile de alta-costura de Yves Saint Laurent, um exercito de modelos desfila uma retrospectiva das criações do estilista, estavam lá os vestidos saharienne africanos, as blusas transparentes, os smokings, a Pop Art e Mondrian, a Rússia e Catherine Deneuve. Em Julho de 2002 a casa YSL de alta-costura encerrava e com ela o fim da uma era de luxo, de glamour e de arte.