25.12.06

Profeta Gentileza

José Dantrino com a idade de vinte anos veio para o estado do Rio de Janeiro após uma infância, com mais nove irmãos, de muito trabalho. Casou e teve cinco filhos. Começou como empresário na área de transportes onde fazia fretes para sustentar a família. Aos poucos o negócio foi crescendo e a transportadora acabou a ficar sedeada no centro da cidade.
No dia 17 de Dezembro de 1961, uma das maiores tragédias circenses deu-se na cidade de Niterói, um grande incêndio aconteceu no Gran Circus Norte-Americano morreram mais de 500 pessoas. Seis dias após o acontecimento e na véspera de Natal José acordou ouvindo vozes que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar ao espiritual. Assim o fez e no local onde um dia foi palco de alegrias mas também de tristezas plantou um jardim e hortas. Aquela foi a sua morada durante quatro anos, ali confortou as vítimas da tragédia e dali em diante passou a se chamar “José Agradecido” ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
A partir de 1970 era visto em ruas, praças, nos barcos de travessia entre as cidades do Rio e Niterói, comboios e autocarros de transportes colectivos, pregando palavras de amor, bondade, respeito pelo próximo e pela natureza. A quem o chamava de louco ele respondia – “ Sou louco para te amar e louco para te salvar”.



Marisa Monte - Gentileza